O meu primeiro artigo de um blogue. Há já algum tempo que planeava iniciar um website do género. Um sítio para despejar todas as minhas ideias e opiniões. Não sei se os artigos que irei escrever irão obter público ou sequer se vão interessar a alguém. Planeio escrever na minha língua nativa, o Português de Portugal, se bem que estou interessado em procurar um método para ter artigos em inglês (terei de investigar e ficar mais confortável em navegar a plataforma do WordPress).
Os tópicos que irei escrever serão centrados nos meus interesses: tecnologia, videojogos e talvez noutros mais variados, se houver um dia em que esteja para aí virado. Apesar do meu interesse geral em tópicos aparentemente mundanos, consigo focar-me em temas extremamente nicho e específicos que penso que irão despertar o interesse dos mais curiosos. Não estou muito interessado em escrever sobre política. Já somos inundados com política e “politiquices” em demasia durante o nosso dia-a-dia. Não me apetece tornar este meu pequeno canto da Internet mais um local para essas discussões.
O blogue em si especifica uma política de privacidade necessária para manter um sistema de comentários em cada um dos artigos, mas tirando isso pretendo manter a pegada de dados mínima. Por exemplo: por predefinição a plataforma do WordPress utiliza o Gravatar para definir imagens de perfil de utilizadores, um serviço de terceiros que exige registo. Optei por instalar um plugin para manter as imagens de perfil locais ao próprio blogue. Irei ponderar a existência dos comentários em futuras revisões ao website.
Hão de ter reparado que não menciono o nome do meu blogue durante este pequeno artigo introdutório. Para dizer a verdade, ainda não me ocorreu nenhum nome apropriado, mesmo no decorrer da escrita desta pequena introdução. Como dizia o meu chefe no meu primeiro emprego como frontend developer: “A maior dificuldade de todo o nosso trabalho é arranjar nomes”. No momento em que o domínio for live já terei encontrado uma designação apropriada.